Devido à pandemia de COVID-19, causada pelo novo Coronavírus, passamos por um semestre diferente e desafiador. Por meio das aulas remotas, a UnP conseguiu se reinventar no cenário potiguar para garantir a mesma qualidade das aulas presenciais, e principalmente, a segurança dos nossos alunos e colaboradores.
Nestas mudanças, a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) passou a ser muito mais digital! com o novo portal do aluno, agora você tem acesso a diversos serviços realizados de maneira on-line, com maior comodidade e praticidade. Saiba mais sobre as nossas iniciativas:
Para acessar o Portal do Aluno basta acessar aqui e preencher seu login da seguinte maneira:
Funciona como o meio de comunicação entre a universidade e o aluno, através dele você pode:
Ao acessar o portal do aluno é possível visualizar um campo chamado “requerimento web”. Dentro deste campo temos uma série de categorias:
No mesmo campo de “requerimento web”, você encontrará um ícone de lupa. Ao clicar nela, será levado para uma página com todas as suas solicitações em aberto e os prazos para resposta.
O usuário é composto por seu usuário
do portal do aluno + @unp.edu.br, você pode acessá-lo assim:
Portal do Aluno > webmail 0365.
Você sabia que todo aluno da UnP tem direito a licenças
da Microsoft gratuita. Por meio da iniciativa Student
Advantage, a UnP disponibiliza até cinco licenças gratuitas
para download dos softwares do Office 365 em qualquer
dispositivo, incluindo smartphone e tablet.
O acesso ao webmail e todas as funcionalidades do office também podem ser
acessadas diretamente pelo outlook com o e-mail formado pelo usuário + @unp.edu.br
e a mesma senha do portal do aluno.
Quando esquecer sua senha você deverá clicar em “Esqueci minha senha” na página de entrada do Portal do Aluno e confirmar os seus dados. Após isso, será enviado um link para o seu e-mail pessoal cadastrado no sistema onde você conseguirá redefinir sua senha.
A emissão gratuita é feita no seu Portal do Aluno. Basta estar devidamente matriculado no semestre vigente e você tem sua declaração imediatamente.
Você pode solicitar através do Portal do Aluno, especificar os dados que devem constar no documento.
Lista de declarações disponíveis no Portal do Aluno:
Observação: A emissão da declaração acontece mediante o pagamento da taxa de serviço*, caso o aluno não possua mais vínculo de aluno com a instituição deverá solicitar via WhatsApp.
Caso a matrícula esteja desatualizada ou não cadastrada no portal do Natalcard, o aluno solicita a atualização ou cadastro, pelo Portal do Aluno.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > vínculo/desvinculo – carteira de estudante.
Atenção: Esse serviço está disponível apenas para o campus Natal.
Documento com orientação/informação didático-pedagógica, incluindo a metodologia de ensino, para possibilitar o correto acompanhamento, desenvolvimento e aproveitamento do conteúdo abordado na disciplina, bem como, a referência bibliográfica, conteúdo programático e os critérios de avaliação da sua disciplina.
Elas são disponibilizadas todo início de semestre na plataforma Blackboard no link plano de ensino
O aproveitamento de disciplina/estudo é a validação de conhecimento adquirido em disciplina cursada e aprovada anteriormente, em outra Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC ou em outro curso na UnP, desde que atenda às exigências estabelecidas pela Universidade Potiguar.
Atenção: Esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre, consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico..
Histórico escolar e ementas das disciplinas cursadas e aprovadas em outra Instituição de Ensino Superior. Caso o aluno tenha cursado as disciplinas na UnP, basta anexar o histórico escolar.
O serviço fica disponível no Portal do Aluno, de acordo com o período estabelecido em nosso calendário acadêmico.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Aproveitamento de Disciplinas Cursadas em outra IES.
Sim. Visto o nível educacional, é possível aproveitar disciplinas especificas de mesmo conteúdo programático.
Não. Mas pode ser considerado o aproveitamento de disciplinas de Graduação para Técnico, visto o nível educacional. Considerando também a carga horária das disciplinas cursadas e conteúdo programático.
Sim. A UnP disponibiliza um crédito de desconto na mensalidade por disciplina aproveitada no semestre regular, onde desconto será aplicado a partir da segunda mensalidade do semestre regular.
Atenção: O desconto de aproveitamento não é aplicado para a mensalidade de matrícula ou rematrícula.
A mudança de turno estará disponível durante o período de renovação de matricula se houver disponibilidade e vaga no turno solicitado, todo o processo é realizado virtualmente em nosso Portal do Aluno.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > ALTERAÇÃO DE TURNO.
Não, esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre. consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico..
Atenção: Após o término do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar esse serviço. A análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.
A mudança de turma estará disponível durante o período de renovação de matricula se houver disponibilidade e vaga no turno solicitado, todo o processo é realizado virtualmente em nosso Portal do Aluno.
Acesse: Portal do Aluno. > Requerimento web > ALTERAÇÃO DE TURMA.
Não, esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre. consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico.
Atenção: Após o término do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar esse serviço. A análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.
Sim. O aluno que possui disciplinas de adaptação ou dependência de séries anteriores poderá solicitar a inclusão dessas dentro do prazo previsto no calendário acadêmico.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS EXTRAS.
Atenção: inserir nas observações do requerimento o nome da disciplina e turno que tem interesse em cursar.
Não, esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre. consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico.
Atenção: Após o término do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar esse serviço. A análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.
Sim. Para qualquer disciplina extra (adaptação e dependência) inserida na série regular há custo financeiro. O valor total da disciplina extra é dividido em 5 (cinco) parcelas em que podem ser pagas através do Portal do Aluno.
Sim, ela será considerada como uma disciplina de adaptação e irá gerar custo quando for inclusa. Pois ao ingressar no bloco 2, o plano de pagamento é de apenas 3 parcelas, sendo assim, não foi efetuado pagamento referente as disciplinas de bloco 1.
Os valores das disciplinas extras são gerados num boleto a parte da mensalidade regular com a denominação de EXTRA. O vencimento dessas parcelas é no quinto de útil de cada mês. Basta acessar o Portal do Aluno e realizar a impressão do boleto ou seguir com o pagamento.
Não, nosso modelo de curso e currículo é seriado, portanto, os alunos deverão seguir a semestralidade regular.
O aluno poderá solicitar a remoção da disciplina extra desde de que esteja
adimplente com as parcelas dela.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > CANCELAMENTO DE DISCIPLINA EXTRA.
Observação: Disciplinas da série regular não poderão ser removidas.
O aluno poderá solicitar o cancelamento a qualquer momento.
Para consultar os horários de aulas das disciplinas cursadas no semestre atual.
Acesse: Portal do Aluno > Vida Financeira e Acadêmica > quadro de horário.
Atividades realizadas pelo aluno fora do horário de suas aulas que emitem certificação. Como por exemplo: minicursos, palestras, oficinas, participação de congresso, estágio não obrigatório.
O certificado ou declaração, deverá conter as seguintes informações:
Os certificados podem ser entregues desde o primeiro semestre do curso. Lembre-se que esse é um critério para a colação de grau, os certificados e declarações devem ser entregues no mesmo semestre de realização da atividade de acordo com o calendário acadêmico. .
Não. Só serão validadas atividades realizadas a partir da data da primeira matricula.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web. Você encontrará um ícone de lupa. ao clicar nela, será levado para uma página com todas as suas solicitações em aberto e os prazos para resposta
Sim. É obrigatória para integralização do curso, exigido pelo MEC e UnP/FPB.
Consulte a Central de Atendimento ao Aluno pelo WhatsApp ou seu coordenador de curso e solicite a Tabela de Atividades Complementares que define os eventos válidos.
O Calendário Acadêmico contempla o planejamento pedagógico anual, estando previstas as datas de início e término de semestres, unidades e blocos, os períodos avaliativos, recessos, prazos de processos e datas comemorativas.
A F.R.E é a situação especial de frequência que permite ao aluno compensar a ausência às aulas por meio de trabalhos domiciliares.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > FREQUÊNCIA EM REGIME DE EXCEÇÃO.
Obs: Documentação para análise deve ter atestado médico com mínimo de 15 dias de afastamento, Conforme Resolução Nº 027/2016-CONEPE-UNP
O aluno poderá dispor dos 25% restantes do limite de frequência para se ausentar por problemas alheios. Caso seja ultrapassado acarretará em reprovação.
O aluno pode verificar diretamente com o professor da disciplina a correção da nota. Caso indisponibilidade, o aluno deverá solicita via Portal do Aluno uma revisão de nota onde você poderá inserir a justificativa.
Após a solicitação via Portal do Aluno, o aluno deverá anexar uma cópia e argumentos da prova a ser revisada no requerimento online.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > REVISÃO DE PROVA.
Sim. O aluno poderá solicitar em até 3 (três) dias após a divulgação do resultado.
A renovação de matrícula é a confirmação de que você seguirá em frente com seus estudos e acontece antes do início de cada período letivo. Ela valida sua presença em sala de aula e a realização das atividades.
O prazo de renovação de matricula é divulgado por meio de portaria no site da UnP pelos Documentos Institucionais, são determinados pelo calendário acadêmico e divulgados entre os alunos ao final de cada semestre.
Todo processo de renovação de matricula é on-line no link “Renovação de Matricula” disponibilizado no Portal do Aluno e para efetivar a sua renovação, basta pagar o boleto da primeira mensalidade do próximo semestre (janeiro para o 1º semestre e julho para o 2º semestre) disponível no Portal do Aluno.
Não há nenhuma taxa adicional, a renovação de matrícula está vinculada apenas ao pagamento da primeira mensalidade de cada semestre (janeiro para o 1º semestre e julho para o 2º semestre). Diferente do que era feito na escola, não se paga 2x a matrícula. Isso porque quando ingressa na Universidade, você paga a semestralidade do curso (janeiro a junho e julho a dezembro) e não somente as parcelas dos meses de estudos.
*Retenção é quando o aluno fica impedido de renovar seu semestre regular e deve ficar extra-regular cursando suas dependências (reprovações).
Cada curso tem suas especificidades, é necessário contatar o coordenador de curso para mais informações.
O serviço permite ao aluno retornar ao Curso na UnP do qual tenha se afastado por um período de até 2 (dois) anos. Para retornar, o aluno deve estar adimplente junto a UnP.
O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado com desconto até o 5º dia útil de cada mês e não pode ser alterado.
Basta acessar seu Portal do Aluno e clicar no botão “Impressão de Boletos”.
Na página seguinte, você conseguirá visualizar todos seus boletos em aberto e realizar a impressão dos que desejar.”
Clique na opção “cartão de crédito”, clicando nele você será direcionado(a) às suas mensalidades em aberto e você conseguirá pagar uma por uma com seu cartão de crédito, além de poder parcelar em até 6 vezes.
Acesse: servicos.unp.br/boleto/ ou em nosso Portal do Aluno > Requerimento web > Análise de boleto
Caso seu boleto esteja incorreto abra uma solicitação de “Análise de boleto” disponível em seu Portal do Aluno, nele você deverá descrever o mês a ser analisado e o erro identificado.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Mensalidades > Análise de boleto.
Em seu Portal do Aluno tem todos os tipos de solicitações para dúvidas financeiras, como análise de boleto, cadastro de desconto, negociação de débitos, entre outros. Basta abrir uma solicitação que gerará um número de protocolo e será respondido por lá dentro do prazo previsto. Você pode sempre contar com nosso atendimento virtual, via telefone ou WhatsApp no mesmo número (84)3227-1234.
Para isso você poderá abrir uma solicitação de “Negociação de débitos” em seu Portal do Aluno ou acessar nosso atendimento virtual, via telefone ou WhatsApp no mesmo número (84)32271234.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Negociação de débitos.
Quando o pagamento é efetuado em boleto é necessário aguardar 72h úteis após a data do pagamento para que a baixa bancária aconteça.
Após 72h se o erro permanecer, você deve abrir um requerimento no Portal do Aluno através do serviço “comprovar pagamento não identificado” e digitalize seu comprovante de pagamento* e anexe o documento na sua solicitação. Agora só aguardar o prazo de resolução.
*O comprovante de agendamento não é válido para comprovar o efetivo pagamento.
É um documento onde você pode encontrar todas as suas informações a respeito de pagamentos no ano selecionado, ele é usado também para sua declaração do imposto de renda.
Dentro do seu Portal do Aluno temos a opção de gerar esse extrato financeiro automático, sem espera, só seguir esse passo a passo:
Egressos/ Ex aluno: O extrato financeiro continua disponível para vocês mesmo após a colação de grau.
Obs.: Caso não seja você o responsável pelo pagamento de suas mensalidades, poderá solicitar uma declaração de responsável financeiro no serviço “Declarações diversas”*.
Refere-se à quando o aluno paga duas vezes a mesma mensalidade. Para isso, é disponibilizado dois serviços em seu Portal do Aluno, que são:
Nesse serviço você estará pedindo que a universidade transfira o valor pago em duplicidade ou a maior na parcela com o próximo vencimento e/ou vencida.
Nesse serviço você estará pedindo que a universidade transfira o valor pago em duplicidade ou a maior para sua conta bancária, nesse você será responsável por inserir seus dados bancários no requerimento.
Caso o aluno não tenha uma conta bancária para depósito, ele deverá entrar em contato com a Central do Aluno para solicitar o ressarcimento por ordem de crédito.
A bolsa é uma forma de incentivo estudantil que em que o aluno é beneficiado com descontos institucionais, já o financiamento estudantil é uma modalidade de crédito universitário governamental, que será cobrado após o término dos estudos pelo agente financeiro.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação de alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior, após aprovação em processo seletivo.
Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Clique aqui para saber mais.
Você pode encontrar respostas para suas dúvidas diretamente no site do Fies. Clique aqui para saber mais.
Após a aprovação no processo seletivo, o candidato deve complementar as informações da inscrição no site do fies, de acordo com o prazo estipulado no edital. Clique aqui para saber mais.
A lista de documentos fica disponível do edital do processo seletivo, e a instituição também disponibiliza uma lista com a documentação necessária na Central de Atendimento.
Respeitando o calendário da Caixa Econômica Federal, após a assinatura do contrato os pagamentos serão realizados diretamente ao banco. Contratos assinados até o dia 15 terão pagamento do mês seguinte diretamente ao banco, a partir do dia 16 o pagamento do mês seguinte ainda será efetuado à instituição.
O aluno terá o ressarcimento das parcelas pagas* a instituição antes da assinatura do seu contrato no banco (ou seja sem o cadastro do fies). Será necessário abrir um requerimento pelo Portal do Aluno.
O aditamento é a renovação do FIES, que é disponibilizada a partir do segundo semestre de contratação, no prazo de acordo com o calendário do MEC, é realizado através do sistema informatizado da Caixa Econômica Federal.
Sim, desde que o aluno inclua as disciplinas no aditamento semestral. Caso a disciplina não esteja inclusa em seu aditamento, será cobrada de forma integral pela instituição, ou parcial caso o aluno tenha bolsa institucional e quando a disciplina for de adaptação.
Quando o aluno inclui a disciplina extra, ele deverá se dirigir a Central de Atendimento ao Aluno para assinar um termo de corresponsabilidade, informando estar ciente de que essa disciplina foi inclusa no financiamento* do semestre e abrir um requerimento pelo Portal do Aluno.
Sim, é possível perder o Fies caso o rendimento acadêmico do aluno seja inferior à 75% durante 3 semestres.
Mediante contrato, o aluno tem direito a duas reativações que são solicitadas pela carta justificativa FIES, que fica disponível no Portal do Aluno.
A mudança de curso ou turno, conforme contrato do Fies em sua cláusula 11ª, informa que o aluno poderá realizar uma única vez na mesma instituição até o seu 18º mês de contratação.
Para solicitar transferência do Novo Fies é necessário que o aluno esteja adimplente e não ter realizado o aditamento semestral (caso o aditamento esteja aberto será necessário rejeitar).
O aluno que ainda não realizou o aditamento poderá solicitar suspensão do fies no seu cadastro do site da caixa, essa solicitação poderá ser feita por até 02 (dois) semestre consecutivos, mediante validação da CPSA, uma vez realizada não poderá ser cancelada.
Sim, para contratos anteriores à 2018 é possível realizar até 02 (duas) dilatações do fies, contratos posteriores a esse período é possível até 04 (quatro) dilatações.
O aluno solicita no seu cadastro do site, e se dirige até a CPSA para validar a dilatação e pegar o Documento de Regularidade de Dilatação (DRD).
O encerramento pode ser realizado por alunos adimplentes com as parcelas da coparticipação e que tenham os semestres anteriores devidamente aditados ou suspensos. Pode ser solicitado até o 15º dia de cada mês, e uma vez realizado não há como reverter.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Estão elegíveis estudantes quem tenham cursado todo ensino médio em escola pública, ou que tenham sido bolsistas integrais em escola privada, estudantes com deficiência, e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica.
A inscrição é realizada no site do Prouni de forma gratuita. É necessário que o candidato tenha obtido média de 450 pontos no Enem do ano anterior, que esteja dentro dos critérios informado no edital do programa.
O candidato deverá comparecer a Instituição munido da documentação necessária para que possa ter a inscrição validada e consequentemente o cadastro da bolsa.
Você tem acesso a documentação necessária acessando o site do Prouni, e a instituição também disponibiliza uma lista com essa documentação na CENTRAL DO ALUNO.
Sim, mesmo já sendo aluno da instituição é necessário apresentar a documentação comprobatória para a entrevista do ProUni.
O aluno deverá comparecer todos os semestres à Central de Atendimento ao Aluno para assinar o termo de atualização de usufruto da bolsa.
Sim, a bolsa contempla disciplinas de adaptação e dependência. O aluno deverá abrir um requerimento pelo Portal do Aluno para que a bolsa seja cadastrada.
Acesse solicitação de serviço > mensalidades > cadastro de FIES/Prouni na parcela.
O aluno pode solicitar trancamento de matrícula, em seguida solicitar suspensão do Prouni. Esse processo poderá ser realizado por até 03 (três) semestres consecutivos.
Sim, para que a transferência seja concluída é necessário que sua nota no ProUni tenha sido maior que o último colocado do curso de destino, além disso, o aluno só poderá mudar para curso de áreas afins ao que ele foi aprovado.
Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.
Sim, o aluno solicita a transferência do ProUni em sua instituição de origem, a chave de transferência é emitida e ele apresenta na instituição de destino. Para que a transferência seja concluída é necessário que sua nota no ProUni tenha sido maior que o último colocado do curso na instituição de destino.
Importante: Mediante também a disponibilidade de vaga para o curso de destino.
Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.
Sim, é possível perder o ProUni caso o rendimento acadêmico do aluno seja inferior à 75% durante 3 semestres.
Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.
O aluno tem direito a duas reativações que são solicitadas pela carta justificativa FIES/Prouni, que fica disponível no Portal do Aluno.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Carta Justificativa FIES/Prouni
Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.
É uma bolsa concedida pelo Governo Federal a estudantes vinculados a Universidade através do PROUNI e que atendam os critérios da política de cotas para ingresso na educação superior, estejam matriculados em cursos com carga horária além de cinco horas diárias e que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
O único curso com carga horária diária superior a 5 horas na UnP, é o curso de Medicina, portanto, somente os alunos de Medicina com bolsas do PROUNI, poderão solicitar a bolsa permanência.
Para mais informações clique aqui .
A UnP possui um programa de concessão de benefícios que é ofertada exclusivamente no ato da matrícula, não podendo haver pedido de aumento ou requerer após o ato da matrícula.
Os alunos que são contemplados com as bolsas institucionais deverão ter esse desconto até o fim do curso desde que cumpram todas as regras* institucionais. Conforme contrato de matrícula da Universidade Potiguar, os alunos que não efetuarem a renovação da sua matricula dentro do prazo estipulado na portaria de renovação de matricula, perderão o direito a suas bolsas (Clausula 7, página 6 – especificamente item 7.5) .
A renovação da bolsa é feita no ato de renovação de matrícula, quando o aluno renova dentro do prazo previsto na portaria publicada no site da Universidade, ele tem automaticamente sua bolsa renovada.
Não. As bolsas institucionais não ofertam desconto em disciplinas de dependência.
Sim. As disciplinas de adaptação são contempladas com o desconto das bolsas institucionais.
Para mais informações, consultar termo de concessão de bolsas.