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Apresentação

Devido à pandemia de COVID-19, causada pelo novo Coronavírus, passamos por um semestre diferente e desafiador. Por meio das aulas remotas, a UnP conseguiu se reinventar no cenário potiguar para garantir a mesma qualidade das aulas presenciais, e principalmente, a segurança dos nossos alunos e colaboradores.

Nestas mudanças, a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) passou a ser muito mais digital! com o novo portal do aluno, agora você tem acesso a diversos serviços realizados de maneira on-line, com maior comodidade e praticidade. Saiba mais sobre as nossas iniciativas:

Em razão da pandemia da COVID-19,
os atendimentos da Central do Aluno estão
sendo realizado através de forma remota.
Se preferir, você também poderá agendar um
atendimento presencial. Fale com a gente no whatsapp!
WhatsApp: (84) 3227-1234
Segunda a sexta-feira: 09h às 17:30
Sábado: 08h às 11:30
Presencial:
Segunda a sexta-feira: 09h às 18:30
Sábado: 08h às 11:30

Saiba mais sobre:

Aluno
Portal do Aluno

Como fazer o cadastro no Portal do Aluno UnP?

Para acessar o Portal do Aluno basta acessar aqui e preencher seu login da seguinte maneira:

  • • Caso seu número de matrícula tenha 6 dígitos, digite alu + 0 + número de matrícula
    ex: matrícula 819158 = alu0819158
  • • Caso seu número de matrícula tenha 7 ou 9 dígitos, digite alu + número de matricula
    ex: matrícula 7288999 = alu7288999
    ex: matrícula 200810012 = alu200810012

Para que serve o meu Portal do Aluno?

Funciona como o meio de comunicação entre a universidade e o aluno, através dele você pode:

  • • Visualizar o lançamento de notas e controle de frequência (presenças e faltas);
  • • Consultar o quadro de horário das suas disciplinas presencias;
  • • Acessar sua sala de aula virtual, o blackboard, onde os professores inserem conteúdos e atividades das aulas presenciais, além de acessar suas disciplinas online;
  • • Realizar os pagamentos de suas mensalidades através do próprio site;
  • • Efetuar renovação e reserva de livros da biblioteca;
  • • Inserir certificados para contabilização de atividades complementares;
  • • Visualizar sua situação acadêmica (disciplinas concluídas e disciplinas pendentes);
  • • Visualizar sua situação financeira;
  • • Realizar solicitações de todos os tipos no botão “requerimento web”.

Como posso fazer solicitações sem sair de casa?

Ao acessar o portal do aluno é possível visualizar um campo chamado “requerimento web”. Dentro deste campo temos uma série de categorias:

  • • Mensalidades;
  • • Acadêmico
  • • Documentação etc…
Aqui, você encontrará o serviço certo para abrir sua solicitação. É importante sempre detalhar seu pedido no campo de observação na solicitação.

Como sei que minha solicitação foi analisada?

No mesmo campo de “requerimento web”, você encontrará um ícone de lupa. Ao clicar nela, será levado para uma página com todas as suas solicitações em aberto e os prazos para resposta.

Como faço para acessar meu webmail?

O usuário é composto por seu usuário

do portal do aluno + @unp.edu.br, você pode acessá-lo assim:

Portal do Aluno > webmail 0365.

Você sabia que todo aluno da UnP tem direito a licenças da Microsoft gratuita. Por meio da iniciativa Student Advantage, a UnP disponibiliza até cinco licenças gratuitas para download dos softwares do Office 365 em qualquer dispositivo, incluindo smartphone e tablet.
O acesso ao webmail e todas as funcionalidades do office também podem ser acessadas diretamente pelo outlook com o e-mail formado pelo usuário + @unp.edu.br e a mesma senha do portal do aluno.

Esqueci/expirou minha senha como faço para atualizar?

Quando esquecer sua senha você deverá clicar em “Esqueci minha senha” na página de entrada do Portal do Aluno e confirmar os seus dados. Após isso, será enviado um link para o seu e-mail pessoal cadastrado no sistema onde você conseguirá redefinir sua senha.

Aluno
Documentação

Como faço para emitir declaração de matrícula?

A emissão gratuita é feita no seu Portal do Aluno. Basta estar devidamente matriculado no semestre vigente e você tem sua declaração imediatamente.

Acesse: Portal do Aluno > Atestado de matrícula

Preciso de uma declaração com dados específicos. Como faço?

Você pode solicitar através do Portal do Aluno, especificar os dados que devem constar no documento.

Ex: Aluno estagiário do Tribunal de Justiça solicita declaração especifica conforme edital do órgão.
Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > declarações diversas

Lista de declarações disponíveis no Portal do Aluno:

  1. Atestado de matrícula;
  2. Certidão de conclusão de curso;

Observação: A emissão da declaração acontece mediante o pagamento da taxa de serviço*, caso o aluno não possua mais vínculo de aluno com a instituição deverá solicitar via WhatsApp.

Como posso fazer para atualizar o cadastro do Natal Card?

Caso a matrícula esteja desatualizada ou não cadastrada no portal do Natalcard, o aluno solicita a atualização ou cadastro, pelo Portal do Aluno.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > vínculo/desvinculo – carteira de estudante.

Atenção: Esse serviço está disponível apenas para o campus Natal.

Aluno
Ementas/Plano de Ensino

O que são ementas?

Documento com orientação/informação didático-pedagógica, incluindo a metodologia de ensino, para possibilitar o correto acompanhamento, desenvolvimento e aproveitamento do conteúdo abordado na disciplina, bem como, a referência bibliográfica, conteúdo programático e os critérios de avaliação da sua disciplina.

Onde localizo as ementas?

Elas são disponibilizadas todo início de semestre na plataforma Blackboard no link plano de ensino

  • Blackboard: Sala de aula virtual > Disciplina > Plano de ensino;
Aluno
Serviços Acadêmicos
- Aproveitamento de Disciplina

O que é aproveitamento de disciplinas?

O aproveitamento de disciplina/estudo é a validação de conhecimento adquirido em disciplina cursada e aprovada anteriormente, em outra Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC ou em outro curso na UnP, desde que atenda às exigências estabelecidas pela Universidade Potiguar.

Atenção: Esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre, consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico..

Quais documentos são necessários para o aproveitamento de disciplinas?

Histórico escolar e ementas das disciplinas cursadas e aprovadas em outra Instituição de Ensino Superior. Caso o aluno tenha cursado as disciplinas na UnP, basta anexar o histórico escolar.

Como solicito o aproveitamento de disciplinas?

O serviço fica disponível no Portal do Aluno, de acordo com o período estabelecido em nosso calendário acadêmico.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Aproveitamento de Disciplinas Cursadas em outra IES.

Posso ter aproveitamento de disciplinas de Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado para graduação?

Sim. Visto o nível educacional, é possível aproveitar disciplinas especificas de mesmo conteúdo programático.

Posso ter aproveitamento de disciplinas de curso técnico para graduação?

Não. Mas pode ser considerado o aproveitamento de disciplinas de Graduação para Técnico, visto o nível educacional. Considerando também a carga horária das disciplinas cursadas e conteúdo programático.

Tenho desconto financeiro no aproveitamento de disciplinas?

Sim. A UnP disponibiliza um crédito de desconto na mensalidade por disciplina aproveitada no semestre regular, onde desconto será aplicado a partir da segunda mensalidade do semestre regular.

Atenção: O desconto de aproveitamento não é aplicado para a mensalidade de matrícula ou rematrícula.

Aluno
Serviços Acadêmicos
- Mudança Turno/Turma

Quero mudar de turno, o que fazer?

A mudança de turno estará disponível durante o período de renovação de matricula se houver disponibilidade e vaga no turno solicitado, todo o processo é realizado virtualmente em nosso Portal do Aluno.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > ALTERAÇÃO DE TURNO.

Posso solicitar mudança de turno há qualquer momento?

Não, esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre. consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico..

Atenção: Após o término do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar esse serviço. A análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.

Quero mudar de turma, como faço?

A mudança de turma estará disponível durante o período de renovação de matricula se houver disponibilidade e vaga no turno solicitado, todo o processo é realizado virtualmente em nosso Portal do Aluno.

Acesse: Portal do Aluno. > Requerimento web > ALTERAÇÃO DE TURMA.

Posso solicitar mudança de turma há qualquer momento?

Não, esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre. consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico.

Atenção: Após o término do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar esse serviço. A análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.

Aluno
Serviços Acadêmicos-
Matrícula/Cancelamento em Disciplina Extra

Posso me matricular em uma disciplina extra?

Sim. O aluno que possui disciplinas de adaptação ou dependência de séries anteriores poderá solicitar a inclusão dessas dentro do prazo previsto no calendário acadêmico.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS EXTRAS.

Atenção: inserir nas observações do requerimento o nome da disciplina e turno que tem interesse em cursar.

Posso incluir disciplinas extras há qualquer momento?

Não, esse serviço estará disponível em um determinado período de cada semestre. consulte o período de disponibilidade do serviço no semestre atual em nosso calendário acadêmico.

Atenção: Após o término do prazo de solicitação de ajuste conforme previsto no calendário acadêmico, você ainda poderá solicitar esse serviço. A análise será realizada em caráter excepcional por motivos de trabalho mediante algum tipo de comprovação.

A disciplina extra gera algum custo adicional a minha mensalidade?

Sim. Para qualquer disciplina extra (adaptação e dependência) inserida na série regular há custo financeiro. O valor total da disciplina extra é dividido em 5 (cinco) parcelas em que podem ser pagas através do Portal do Aluno.

Ingressei no Bloco 2 da 1ª série, a disciplina da primeira série que não cursei terá algum custo?

Sim, ela será considerada como uma disciplina de adaptação e irá gerar custo quando for inclusa. Pois ao ingressar no bloco 2, o plano de pagamento é de apenas 3 parcelas, sendo assim, não foi efetuado pagamento referente as disciplinas de bloco 1.

Quando devo pagar o financeiro da disciplina extra?

Os valores das disciplinas extras são gerados num boleto a parte da mensalidade regular com a denominação de EXTRA. O vencimento dessas parcelas é no quinto de útil de cada mês. Basta acessar o Portal do Aluno e realizar a impressão do boleto ou seguir com o pagamento.

Posso antecipar disciplina extra das séries futuras?

Não, nosso modelo de curso e currículo é seriado, portanto, os alunos deverão seguir a semestralidade regular.

Posso remover minha disciplina extra?

O aluno poderá solicitar a remoção da disciplina extra desde de que esteja

adimplente com as parcelas dela.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > CANCELAMENTO DE DISCIPLINA EXTRA.

Observação: Disciplinas da série regular não poderão ser removidas.

Quando posso solicitar o cancelamento de minha disciplina extra?

O aluno poderá solicitar o cancelamento a qualquer momento.

Aluno
Quadro de Horários

Onde vejo o meu quadro de horários?

Para consultar os horários de aulas das disciplinas cursadas no semestre atual.

Acesse: Portal do Aluno > Vida Financeira e Acadêmica > quadro de horário.

Aluno
Atividades Complementares

O que são Atividades Complementares?

Atividades realizadas pelo aluno fora do horário de suas aulas que emitem certificação. Como por exemplo: minicursos, palestras, oficinas, participação de congresso, estágio não obrigatório.

Quais dados são obrigatórios para cadastrar uma atividade complementar?

O certificado ou declaração, deverá conter as seguintes informações:

  • O nome do evento;
  • A data na qual foi realizado o evento;
  • A carga horária ou à hora de início e termino;
  • Logomarca da instituição que realizou o evento;
  • e Assinatura do responsável pelo evento.

Qual o período de entrega dos certificados para Atividades Complementares?

Os certificados podem ser entregues desde o primeiro semestre do curso. Lembre-se que esse é um critério para a colação de grau, os certificados e declarações devem ser entregues no mesmo semestre de realização da atividade de acordo com o calendário acadêmico. .

Cursos, palestras e outros tipos de eventos feitos antes do ingresso na Universidade valem como Atividades Complementares?

Não. Só serão validadas atividades realizadas a partir da data da primeira matricula.

Como acompanho a análise de minhas atividades complementares?

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web. Você encontrará um ícone de lupa. ao clicar nela, será levado para uma página com todas as suas solicitações em aberto e os prazos para resposta

É obrigatório concluir as horas das atividades complementares?

Sim. É obrigatória para integralização do curso, exigido pelo MEC e UnP/FPB.

Como sei quantas horas serão contabilizadas?

Consulte a Central de Atendimento ao Aluno pelo WhatsApp ou seu coordenador de curso e solicite a Tabela de Atividades Complementares que define os eventos válidos.

Aluno
Sistema de Avaliação

Sistema de avaliação de aprendizagem para acompanhar e medir o desempenho acadêmico do estudante.

Aluno
Calendário Acadêmico
e Frequência Regime de Exceção

CALENDÁRIO ACADÊMICO UnP

O Calendário Acadêmico contempla o planejamento pedagógico anual, estando previstas as datas de início e término de semestres, unidades e blocos, os períodos avaliativos, recessos, prazos de processos e datas comemorativas.

FREQUÊNCIA REGIME DE EXCEÇÃO

A F.R.E é a situação especial de frequência que permite ao aluno compensar a ausência às aulas por meio de trabalhos domiciliares.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > FREQUÊNCIA EM REGIME DE EXCEÇÃO.

Obs: Documentação para análise deve ter atestado médico com mínimo de 15 dias de afastamento, Conforme Resolução Nº 027/2016-CONEPE-UNP

O aluno poderá dispor dos 25% restantes do limite de frequência para se ausentar por problemas alheios. Caso seja ultrapassado acarretará em reprovação.

Aluno
Correção de Histórico Escolar

Não concordo com minha a nota da prova, o que posso fazer?

O aluno pode verificar diretamente com o professor da disciplina a correção da nota. Caso indisponibilidade, o aluno deverá solicita via Portal do Aluno uma revisão de nota onde você poderá inserir a justificativa.

O que preciso apresentar para solicitar revisão de prova?

Após a solicitação via Portal do Aluno, o aluno deverá anexar uma cópia e argumentos da prova a ser revisada no requerimento online.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > REVISÃO DE PROVA.

Há algum prazo para solicitar revisão de prova?

Sim. O aluno poderá solicitar em até 3 (três) dias após a divulgação do resultado.

Aluno
Renovação de Matrícula |
Retorno ao Curso

O que é renovação de matrícula?

A renovação de matrícula é a confirmação de que você seguirá em frente com seus estudos e acontece antes do início de cada período letivo. Ela valida sua presença em sala de aula e a realização das atividades.

Quando é o prazo de renovação de matricula?

O prazo de renovação de matricula é divulgado por meio de portaria no site da UnP pelos Documentos Institucionais, são determinados pelo calendário acadêmico e divulgados entre os alunos ao final de cada semestre.

Como faço para efetuar a minha renovação de matrícula?

Todo processo de renovação de matricula é on-line no link “Renovação de Matricula” disponibilizado no Portal do Aluno e para efetivar a sua renovação, basta pagar o boleto da primeira mensalidade do próximo semestre (janeiro para o 1º semestre e julho para o 2º semestre) disponível no Portal do Aluno.

Quais critérios para que eu possa renovar?

  • Não ter dividas do semestre anterior.
  • Ter pago a parcela de renovação.
  • Não possuir disciplinas com status
  • Aceite on-line do contrato.

Eu preciso pagar alguma taxa de matrícula para renovar?

Não há nenhuma taxa adicional, a renovação de matrícula está vinculada apenas ao pagamento da primeira mensalidade de cada semestre (janeiro para o 1º semestre e julho para o 2º semestre). Diferente do que era feito na escola, não se paga 2x a matrícula. Isso porque quando ingressa na Universidade, você paga a semestralidade do curso (janeiro a junho e julho a dezembro) e não somente as parcelas dos meses de estudos.

Com quantas disciplinas eu fico retido*?

*Retenção é quando o aluno fica impedido de renovar seu semestre regular e deve ficar extra-regular cursando suas dependências (reprovações).

Cada curso tem suas especificidades, é necessário contatar o coordenador de curso para mais informações.

Não cursei o último semestre e quero retornar ao meu curso. O que devo fazer?

O serviço permite ao aluno retornar ao Curso na UnP do qual tenha se afastado por um período de até 2 (dois) anos. Para retornar, o aluno deve estar adimplente junto a UnP.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > RETORNO AO CURSO.
Aluno
Financeiro - Mensalidades

Qual a data de vencimento da UnP? Posso alterar meu vencimento?

O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado com desconto até o 5º dia útil de cada mês e não pode ser alterado.

Como retirar a 2ª via do boleto da mensalidade?

Basta acessar seu Portal do Aluno e clicar no botão “Impressão de Boletos”.

Na página seguinte, você conseguirá visualizar todos seus boletos em aberto e realizar a impressão dos que desejar.”

Como posso pagar minhas mensalidades no Portal do Aluno?

Clique na opção “cartão de crédito”, clicando nele você será direcionado(a) às suas mensalidades em aberto e você conseguirá pagar uma por uma com seu cartão de crédito, além de poder parcelar em até 6 vezes.

Acesse: servicos.unp.br/boleto/ ou em nosso Portal do Aluno > Requerimento web > Análise de boleto

O valor da minha mensalidade está incorreto, como corrigir?

Caso seu boleto esteja incorreto abra uma solicitação de “Análise de boleto” disponível em seu Portal do Aluno, nele você deverá descrever o mês a ser analisado e o erro identificado.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Mensalidades > Análise de boleto.

Estou com dificuldade em entender meu financeiro, onde posso esclarecer?

Em seu Portal do Aluno tem todos os tipos de solicitações para dúvidas financeiras, como análise de boleto, cadastro de desconto, negociação de débitos, entre outros. Basta abrir uma solicitação que gerará um número de protocolo e será respondido por lá dentro do prazo previsto. Você pode sempre contar com nosso atendimento virtual, via telefone ou WhatsApp no mesmo número (84)3227-1234.

Tenho débitos em aberto, como posso negociar?

Para isso você poderá abrir uma solicitação de “Negociação de débitos” em seu Portal do Aluno ou acessar nosso atendimento virtual, via telefone ou WhatsApp no mesmo número (84)32271234.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Negociação de débitos.

Eu já efetuei o pagamento da minha parcela, mas ainda consta em aberto, o que fazer?

Quando o pagamento é efetuado em boleto é necessário aguardar 72h úteis após a data do pagamento para que a baixa bancária aconteça.

Após 72h se o erro permanecer, você deve abrir um requerimento no Portal do Aluno através do serviço “comprovar pagamento não identificado” e digitalize seu comprovante de pagamento* e anexe o documento na sua solicitação. Agora só aguardar o prazo de resolução.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > comprovar pagamento não identificado

*O comprovante de agendamento não é válido para comprovar o efetivo pagamento.

Aluno
Financeiro - Extrato Financeiro e Ressarcimento

O que é extrato financeiro?

É um documento onde você pode encontrar todas as suas informações a respeito de pagamentos no ano selecionado, ele é usado também para sua declaração do imposto de renda.

Como posso tirar meu extrato financeiro?

Dentro do seu Portal do Aluno temos a opção de gerar esse extrato financeiro automático, sem espera, só seguir esse passo a passo:

  • Portal do Aluno > comprovante IRPF”;
  • Assim que abrir você poderá selecionar o ano que você deseja e apertar para imprimir.

Egressos/ Ex aluno: O extrato financeiro continua disponível para vocês mesmo após a colação de grau.

Obs.: Caso não seja você o responsável pelo pagamento de suas mensalidades, poderá solicitar uma declaração de responsável financeiro no serviço “Declarações diversas”*.


RESSARCIMENTO

Pagamento em duplicidade ou a maior

Refere-se à quando o aluno paga duas vezes a mesma mensalidade. Para isso, é disponibilizado dois serviços em seu Portal do Aluno, que são:

Ressarcimento de valores – crédito na parcela

Nesse serviço você estará pedindo que a universidade transfira o valor pago em duplicidade ou a maior na parcela com o próximo vencimento e/ou vencida.

Ressarcimento de valor – depósito em conta

Nesse serviço você estará pedindo que a universidade transfira o valor pago em duplicidade ou a maior para sua conta bancária, nesse você será responsável por inserir seus dados bancários no requerimento.

Caso o aluno não tenha uma conta bancária para depósito, ele deverá entrar em contato com a Central do Aluno para solicitar o ressarcimento por ordem de crédito.

Aluno
Bolsas e Financiamentos - FIES e PROUNI

Qual a diferença entre Bolsas e Financiamento?

A bolsa é uma forma de incentivo estudantil que em que o aluno é beneficiado com descontos institucionais, já o financiamento estudantil é uma modalidade de crédito universitário governamental, que será cobrado após o término dos estudos pelo agente financeiro.


FIES

O que é o Novo FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação de alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior, após aprovação em processo seletivo.

Quem pode solicitar o Novo FIES?

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Clique aqui para saber mais.

Tenho interesse no FIES, onde consigo tirar mais dúvidas sobre a inscrição?

Você pode encontrar respostas para suas dúvidas diretamente no site do Fies. Clique aqui para saber mais.

Fui selecionada no processo seletivo do FIES, o que devo fazer?

Após a aprovação no processo seletivo, o candidato deve complementar as informações da inscrição no site do fies, de acordo com o prazo estipulado no edital. Clique aqui para saber mais.

Após a complementação da inscrição, quais os próximos passos?

  1. 1.      Comparecer à Central de Atendimento ao Aluno (CPSA) de sua unidade com toda sua documentação pessoal, financeira e escolar, e dos membros de seu grupo familiar que são documentos pessoais e financeiros, toda essa documentação será analisada e validada;
  2. 2.      Comparecer ao agente financeiro (Caixa Econômica Federal) de acordo com o prazo gerado após a validação da inscrição pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizará a contratação do financiamento.
  3. 3.      Comparecer à Central de Atendimento ao Aluno (CPSA) com a cópia do contrato assinado no agente financeiro, para cadastro nas parcelas junto à instituição.

Qual a documentação necessária para validação da inscrição FIES?

A lista de documentos fica disponível do edital do processo seletivo, e a instituição também disponibiliza uma lista com a documentação necessária na Central de Atendimento.

Após a contratação do FIES, como é realizado o pagamento das mensalidades?

Respeitando o calendário da Caixa Econômica Federal, após a assinatura do contrato os pagamentos serão realizados diretamente ao banco. Contratos assinados até o dia 15 terão pagamento do mês seguinte diretamente ao banco, a partir do dia 16 o pagamento do mês seguinte ainda será efetuado à instituição.

Como consigo o ressarcimento das parcelas pagas sem o cadastro do FIES?

O aluno terá o ressarcimento das parcelas pagas* a instituição antes da assinatura do seu contrato no banco (ou seja sem o cadastro do fies). Será necessário abrir um requerimento pelo Portal do Aluno.

  • Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > ressarcimento FIES.
  • Atenção: Os valores serão ressarcidos após o encerramento do semestre e após o repasse da Caixa Econômica Federal e FNDE.

O que é aditamento FIES?

O aditamento é a renovação do FIES, que é disponibilizada a partir do segundo semestre de contratação, no prazo de acordo com o calendário do MEC, é realizado através do sistema informatizado da Caixa Econômica Federal.

  • Acesse a Cartilha do Novo Fies para maiores dúvidas, aqui.

Posso incluir disciplinas extras no FIES?

Sim, desde que o aluno inclua as disciplinas no aditamento semestral. Caso a disciplina não esteja inclusa em seu aditamento, será cobrada de forma integral pela instituição, ou parcial caso o aluno tenha bolsa institucional e quando a disciplina for de adaptação.

Como sei que a disciplina extra foi inclusa no aditamento FIES?

Quando o aluno inclui a disciplina extra, ele deverá se dirigir a Central de Atendimento ao Aluno para assinar um termo de corresponsabilidade, informando estar ciente de que essa disciplina foi inclusa no financiamento* do semestre e abrir um requerimento pelo Portal do Aluno.

  • Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > cadastro de FIES/Prouni na parcela.
  • Atenção: É necessário que o aluno consulte os valores da semestralidade quando for confirmar o aditamento, se o valor inclui mensalidade regular + mensalidade extra. Caso tenha dúvidas sobre os valores, o aluno poderá consultar a Central de Atendimento ao Aluno – CAA.

Existe algum risco de perder o FIES?

Sim, é possível perder o Fies caso o rendimento acadêmico do aluno seja inferior à 75% durante 3 semestres.

Perdi o FIES, como faço para reativar?

Mediante contrato, o aluno tem direito a duas reativações que são solicitadas pela carta justificativa FIES, que fica disponível no Portal do Aluno.

  • Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > carta justificativa FIES/Prouni.

Caso eu precise da transferência de curso ou turno com FIES, o que devo fazer?

A mudança de curso ou turno, conforme contrato do Fies em sua cláusula 11ª, informa que o aluno poderá realizar uma única vez na mesma instituição até o seu 18º mês de contratação.

  •  * Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

Vou mudar de Instituição, como faço para transferir meu FIES?

Para solicitar transferência do Novo Fies é necessário que o aluno esteja adimplente e não ter realizado o aditamento semestral (caso o aditamento esteja aberto será necessário rejeitar).

  • * Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

Preciso trancar minha matrícula, o que faço para não perder o FIES?

O aluno que ainda não realizou o aditamento poderá solicitar suspensão do fies no seu cadastro do site da caixa, essa solicitação poderá ser feita por até 02 (dois) semestre consecutivos, mediante validação da CPSA, uma vez realizada não poderá ser cancelada.

  • * Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

Já finalizei meu curso, porém ainda tenho disciplinas a cursar. Ainda consigo utilizar o FIES?

Sim, para contratos anteriores à 2018 é possível realizar até 02 (duas) dilatações do fies, contratos posteriores a esse período é possível até 04 (quatro) dilatações.

O aluno solicita no seu cadastro do site, e se dirige até a CPSA para validar a dilatação e pegar o Documento de Regularidade de Dilatação (DRD).

  • * Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

Como consigo o realizar o encerramento do FIES?

O encerramento pode ser realizado por alunos adimplentes com as parcelas da coparticipação e que tenham os semestres anteriores devidamente aditados ou suspensos. Pode ser solicitado até o 15º dia de cada mês, e uma vez realizado não há como reverter.

  • * Acesse aqui, a cartilha do novo fies para orientações sobre como solicitar.

PROUNI

O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem está elegível ao ProUni?

Estão elegíveis estudantes quem tenham cursado todo ensino médio em escola pública, ou que tenham sido bolsistas integrais em escola privada, estudantes com deficiência, e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica.

Como posso me inscrever no ProUni?

A inscrição é realizada no site do Prouni de forma gratuita. É necessário que o candidato tenha obtido média de 450 pontos no Enem do ano anterior, que esteja dentro dos critérios informado no edital do programa.

Fui aprovado no ProUni, o que devo fazer?

O candidato deverá comparecer a Instituição munido da documentação necessária para que possa ter a inscrição validada e consequentemente o cadastro da bolsa.

Qual a documentação necessária para validação da inscrição ProUni?

Você tem acesso a documentação necessária acessando o site do Prouni, e a instituição também disponibiliza uma lista com essa documentação na CENTRAL DO ALUNO.

  • Importante: A instituição tem total autonomia para solicitar outros documentos, necessários para comprovar informações.

Já sou aluno UnP e consegui ProUni, preciso apresentar documentação?

Sim, mesmo já sendo aluno da instituição é necessário apresentar a documentação comprobatória para a entrevista do ProUni.

  • Importante: A instituição tem total autonomia para solicitar outros documentos, necessários para comprovar informações.

Como faço para renovar o ProUni?

O aluno deverá comparecer todos os semestres à Central de Atendimento ao Aluno para assinar o termo de atualização de usufruto da bolsa.

  • Importante: Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Consigo inserir disciplinas extras mantendo o ProUni?

Sim, a bolsa contempla disciplinas de adaptação e dependência. O aluno deverá abrir um requerimento pelo Portal do Aluno para que a bolsa seja cadastrada.

Acesse solicitação de serviço > mensalidades > cadastro de FIES/Prouni na parcela.

  • Importante: Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Preciso trancar minha matrícula, o que devo fazer para manter o ProUni?

O aluno pode solicitar trancamento de matrícula, em seguida solicitar suspensão do Prouni. Esse processo poderá ser realizado por até 03 (três) semestres consecutivos.

  • Importante: Acesse aqui o manual do bolsista Prouni para maiores informações.

Consigo mudar de curso ou turno com o Prouni?

Sim, para que a transferência seja concluída é necessário que sua nota no ProUni tenha sido maior que o último colocado do curso de destino, além disso, o aluno só poderá mudar para curso de áreas afins ao que ele foi aprovado.

  • Exemplo: Um aluno de enfermagem só poderá mudar para cursos da área da saúde.
  • Importante: Mediante também a disponibilidade de vaga para o curso de destino.

Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.

Consigo transferir meu ProUni para outra instituição?

Sim, o aluno solicita a transferência do ProUni em sua instituição de origem, a chave de transferência é emitida e ele apresenta na instituição de destino. Para que a transferência seja concluída é necessário que sua nota no ProUni tenha sido maior que o último colocado do curso na instituição de destino.

Importante: Mediante também a disponibilidade de vaga para o curso de destino.

Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.

Existe algum risco de perder o ProUni?

Sim, é possível perder o ProUni caso o rendimento acadêmico do aluno seja inferior à 75% durante 3 semestres.

Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.

Perdi o ProUni, como faço para reativar?

O aluno tem direito a duas reativações que são solicitadas pela carta justificativa FIES/Prouni, que fica disponível no Portal do Aluno.

Acesse: Portal do Aluno > Requerimento web > Carta Justificativa FIES/Prouni

Acesse aqui o manual do bolsista ProUni para maiores informações.

O que é bolsa permanência?

É uma bolsa concedida pelo Governo Federal a estudantes vinculados a Universidade através do PROUNI e que atendam os critérios da política de cotas para ingresso na educação superior, estejam matriculados em cursos com carga horária além de cinco horas diárias e que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Quais cursos da UnP que preenchem os requisitos da bolsa permanência?

O único curso com carga horária diária superior a 5 horas na UnP, é o curso de Medicina, portanto, somente os alunos de Medicina com bolsas do PROUNI, poderão solicitar a bolsa permanência.

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Aluno
Bolsas Institucionais

A UnP possui programa de oferta de bolsas?

A UnP possui um programa de concessão de benefícios que é ofertada exclusivamente no ato da matrícula, não podendo haver pedido de aumento ou requerer após o ato da matrícula.

A bolsa é para o curso inteiro?

Os alunos que são contemplados com as bolsas institucionais deverão ter esse desconto até o fim do curso desde que cumpram todas as regras* institucionais. Conforme contrato de matrícula da Universidade Potiguar, os alunos que não efetuarem a renovação da sua matricula dentro do prazo estipulado na portaria de renovação de matricula, perderão o direito a suas bolsas (Clausula 7, página 6 – especificamente item 7.5) .

Preciso renovar minha bolsa?

A renovação da bolsa é feita no ato de renovação de matrícula, quando o aluno renova dentro do prazo previsto na portaria publicada no site da Universidade, ele tem automaticamente sua bolsa renovada.

Eu tenho o desconto da minha bolsa nas disciplinas que reprovo?

Não. As bolsas institucionais não ofertam desconto em disciplinas de dependência.

Possuo disciplinas de adaptação, essas possuem desconto?

Sim. As disciplinas de adaptação são contempladas com o desconto das bolsas institucionais.

Para mais informações, consultar termo de concessão de bolsas.